Inscrevi-me para esta prova no Porto, em Portugal, porque parecia divertida e uma excelente desculpa para umas férias. O objetivo da prova é ser fiel à ideia original do triatlo de longa distância / ironman - para fazer isso e entrar no espírito dos anos 70, todos os atletas masculinos são encorajados a deixar crescer um bigode ou barba, que façam a prova de speedo e numa bicicleta de estilo antigo com mudanças no quadro. As bicicletas TT (Time Trial) são desencorajadas. A minha preparação visual pré-prova foi dececionante - em vez de um bigode preto grande e grosso, vi-me com um bigode e barba brancos (e ruivos). Perguntei à organização se alguém da zona teria uma bicicleta que me pudesse emprestar e um dos organizadores (Rui) muito gentilmente emprestou-me a sua bicicleta de estrada - não era retrô, mas andar numa bicicleta com uma configuração muito diferente da minha parecia muito, muito no espírito da prova. Apesar de ver isso como uma desculpa para férias, não consegui dormir a noite toda antes da prova. Muito por causa de ter sido um dia quente em que lutei para me refrescar, combinado com os nervos que existem sempre antes da prova.
A natação de 4,2 km foi linda - uma manhã nublada que a fez parecer mágica. Fiz uma boa natação e comecei a andar de bicicleta bem rápido - o percurso tinha 6 voltas de 30k, subindo e descendo o rio - tornando mais fácil a alimentação e a hidratação. Um percurso bonito com uma mistura de pequenas colinas, voltas e mais voltas e outras coisas que o mantêm interessante. Uma das características da prova é que os atletas têm o seu nome e o de um triatleta famoso no seu dorsal - ficou ainda mais divertido ultrapassar Lucy Charles e Joe Skipper no ciclismo! Eu senti-me muito bem com o ciclismo – depois de nadar e pedalar 120k em menos de 4,5 horas e senti que estava indo muito melhor do que o estava à espera. Ultrapassei mais um atleta e senti que estava entre os 10 primeiros no final do ciclismo.
No início da corrida, as pernas estavam muito bem e não parecia muito quente. O percurso foi de 6 voltas de 7 km com cada volta a ir rio acima ao longo de um parque e voltando rio abaixo ao longo de uma calçada em direção à cidade e vice-versa. Estava ensolarado e quente e no último bocado da primeira volta senti que estava a ficar muito quente. A segunda volta correu bem, mas no mesmo local comecei a sobreaquecer e a sentir-me um pouco mal. A terceira volta foi semelhante, mas senti que estava a abrandar. No final da quarta volta, escorreguei algures nuns paralelepípedos e um buraco e caí pesadamente. Levei de 5 a 10 minutos para me restabelecer, mas continuei mesmo ensanguentado e machucado. Embora achasse que minha corrida estava a ir muito mal, continuava a ver e a passar pelos mesmos atletas. Estava claro que todos estavam também a sentir a prova muito difícil. Como, entretanto, o ar arrefeceu, comecei a sentir-me mais confortável e consegui correr mais rapido uns bons últimos 2k para terminar em 11 horas e 0 minutos e 9º lugar no geral (1º do GI).
É uma prova adorável - amigável, competitiva, divertida e gratuita! - uma ótima desculpa para férias!