Informações sobre o Spirit Xtreme

May the 4th be with you
 

Regras

O evento terá lugar no dia 4 de Maio de 2024 e terá o seu início às 7 da manhã.
A natação é feita na Barragem de Crestuma e inicia no cais da Lixa, na rampa de acesso que existe na ponta mais a nascente da marginal.
O ciclismo segue até Arouca, para se subir a Serra da Freita, vai a Castelo de Paiva, atravessa o Rio e segue até Sebolido. Aí estará o parque de transição 2 e a corrida é feita na enconta da Serra da Boneca entre o o Rio e as eólicas.
O início e final da prova distam cerca de 12km.

O conveito por detrás do Spirit Xtreme Triathlon é a realização de uma prova em que os atletas são testados em percursos bem desafiantes quer em termos fisicos como mentais, para no final se poder apurar quem ficará com o títlo de The Strongest Man on Earth.
Os atletas terão de nadar 2km, pedalar 120km, com 2300m de acumulado positivo, terminando com 19km de Trail, com 1000m de acumulado positivo.
A natação será o segmento mais normal, realizado num plano de água calmo e temperatura amena, o que chamamos de calma antes da tempestade.
O ciclismo tem alguma subidas desafiantes, com a cereja no cimo do bolo a ser uma subida à Serra da Freita, por uma estrada de 12km, num asfalto que não é dos melhores e que leva os atletas dos 300m aos 1100m, de altitude.
A corrida é toda feita em Trail, num percurso que varia entre o rolante e o técnico com single trecks que levam os atletas do leito do rio ao topo da Serra da Boneca onde podem desfrutar de uma vista do vale do Rio Douro, de tirar o fôlego.

As inscrições terão de ser efetuadas entre 1 de Fevereiro e o dia 15 de Abril de 2024, e estão limitadas a 60 Vagas.
Todos os que quiserem participar têm de preencher um formulário para efetuarem a pré-inscrição na prova.
O registo dos atletas é feito por ordem de envio do formulário, preenchidas as 60 vagas os atletas ficam em lista de espera.

O ciclismo é efetuado com a estrada aberta ao trânsito, pelo que os atletas são obrigados a circular dentro das regras do código da estrada.
Os atletas que forem apanhados a fazer alguma transgressão serão desclassificados.
O percurso do ciclismo não se encontra marcado, pelo que os atletas são obrigados a levar dispositivos de navegação com GPS, que podem ser computadores de bicicleta ou smartphones.
O percurso de ciclismo é de fácil navegação, havendo poucos pontos de mudança de estradas.
Os tracks serão disponibilizados a todos os atletas, para que os possam instalar nos dispositivos e se puderem os possam testar. Além dos tracks de GPS, será disponibilizado uma breve descrição dos pontos de mudança de estradas.
O ciclismo tem uma extensão de 120km, com 2300m de acumulado positivo.

A corrida é feita em trilhos de trail, nas encostas da Serra da Boneca, num percurso existente, o PR5, que se encontra marcado com os símbolos normalmente usados neste tipo depercursos pedestres.
Além das marcações oficiais do percurso, a organização irá colocar sinalização própria, de forma a facilitar a avegação aos atletas.
O percurso será contituído por duas voltas em forma de 8, com o centro desde 8 a ser o inicio, abastecimento e final da corrida.
Os atletas terão de fazer a primeira volta do percurso num sentido e na segunda o sentido inverte, de forma a obrigar os atletas a cruzarem os atletas que correm em sentido contrário.
A corrida é feita em trail e tem uma extensão de 19,2km, com 1000m de acumulado positivo.

Os atletas terão de levar o seu abastecimento durante o ciclismo, havendo apenas um ponto, no topo da Serra da Freita, onde poderão reabastecer de água e alguma alimentação.
Por uma questão de ajuda com a alimentação e também como uma questão de segurança, aconselha-se a que os atletas tenham equipas de apoio.
As equipas de apoio poderão ser constituídas por até 4 pessoas e um veículo, que pode ser uma mota, um automóvel ou uma carrinha ligeira.
As pessoas e veículos que fazem parte das equipas de apoio terão de estar identificadas, com material fornecido pela organização.
Na corrida as equipas de apoio poderão ajudar na zona de transiçãoe no abastecimento.

Para que o evento decorra da melhor forma possível, serão necessários voluntários para ajudar nas diversas tarefas de apoio aos atletas.
Pede-se aos atletas que além das pessoas das equipas de apoio, tragam também voluntários para ajudar nas diversas funções de apoio ao evento (acompanhamento na água, equipa de emergência, fotografia, transporte, etc.)
Os voluntários serão orientados pela equipa coordenadora.

Haverá dois parques de transição:
O PRIMEIRO (PT1) estará localizado na zona onde se vai realizar a natação, que fica na localidade da Lixa, num acesso à água da Barragem de Crestuma, no Rio Douro.
O SEGUNDO (PT2) ficará localizado em Sebolido, a meio do percurso de corrida, na zona onde fica o abastecimento e a Meta.
As equipas de apoio serão responsáveis por levar o equipamento de corrida para o PT2.
Os atletas que não tenham equipa de apoio, podem deixar antes doinício da prova, um saco com o equipamento de corrida, identificado com o número de dorsal, junto com a organização, que tratará de o levar para o PT2.
Os parques de transição distam entre si cerca de 12km, pelo que no final voluntários e as equipas de apoio transportarão os atletas que tenham deixado veículos no PT1.

Durante o ciclismo os atletas terão de levar o seu próprio abastecimento, ou com eles na bicicleta ou nos veículos de apoio, caso optem por ter equipas de apoio.
Existe um posto de abastecimento no cimo da Serra da Freita, no km 65, onde os atletas podem reabastecer de água a alguma comida disponibilizada pela organização.
Quem não tiver equipa de apoio, pode disponibilizar um saco com alguma comida que queira ter disponivel a meio do ciclismo. Os sacos têm de estar devidamente identificado com o número do dorsal do atleta.
Na corrida, como o percurso faz um 8, o abastecimento fica a meio do circuito de corrida, tendo os atletas, por isso, abastecimento aprimadamente a cada 4km.
A organização disponibiliza água e alguma alimentação aos atletas nesse ponto da corrida.
Os atletas que quiserem ter alimentação e bebida específica, podem deixa-la com as suas equipas de abastecimento ou deixar previamente um saco com essa alimentação, que será colocada no PT2.

Neoprene – por questões de segurança, será recomendada a utilização de neoprene a todos os participantes.
Bicicletas - Podem ser utilizadas todo o tipo de bicicletas com sistema de propulsão não assistidos, sendo por isso proibídas as bicicletas electricas, ou que tenham algum tipo de ajuda.
Zonas limpas – o único local em que é permitido largar bidons, invólucros de barras energéticas, invólucros de gel energético ou outro lixo, é o espaço que vai entre 100 mts antes e depois do abastecimento. É da responsabilidade das equipas de apoio dos atletas a recolha desse lixo.
Final - a festa deve decorrer até que o último atleta chegue à META. Todos (atletas e voluntários) deverão esperar pelo último atleta para que se possa começar a pensar no momento de descanso.