Percursos

Spirit Xtreme Triathlon

May the 4th be with you
 

 
Swimming - Spirit Xtreme Triathlon

Natação

2000m

A natação será a parte mais fácil da prova. É efetuada nas águas calmas da barragem de Crestuma, com a temperatura da água já muito confortável. Será um bom aquecimento para o que virá a seguir.
A prova inicia junto à rampa de acesso à água, que existe na parte oriental do cais da Lixa.
Os atletas têm de nadar 1000m junto à margem, em direção à barragem, contornar uma boia e regressar pela direita, um pouco mais afastados da margem.
A saída daágua é efetuada pela rampa de acesso que aí existe.
O parque de transição fica ao lado da rampa de acesso à água.
Por questões de segurança, é recomendada a utilização de neoprene a todos os atletas.

 

Ciclismo

Percurso de 120km - 2280m desnível positivo

O ciclismo é efetuado com a estrada aberta ao trânsito. Os atletas são obrigados a circular dentro das regras do código da estrada.
O percurso do ciclismo não se encontra marcado, pelo que os atletas são obrigados a levar dispositivos de navegação com GPS, que podem ser computadores de bicicleta ou smartphones.
O percurso de ciclismo é de fácil navegação, havendo poucos pontos de mudança de estradas.
O ciclismo começa em direção à estrada principal, na rotunda saem para a oeste e 2km depois viram à esquerda para a barragem. Depois de duas subidas (km 6,6) corta-se à esquerda para Lomba/Canedo. Segue-se até aparecer uma grande rotunda (km 12), que se contorna quase na totalidade saindo para a N222 para Castelo de Paiva/Lomba.
Segue-se pela N222 até Pedorido, aparecendo uma rotunda ao km 27,5, segue-se pormais 50m e corta-se à direita. Aparecem 2 estradas, o percurso segue pela esquerda, a subir, no sentodo de Arouca. Segue-se até ao km 36, quando aparece nova rotunda. Sai-se na segunda saída, em direção a Castelo de Paiva, uns metros à frente nova rotunda, sai-se na segunda saída em direção a Arouca.
No km 39,5 segue-se em frente e entra-se na estrada que segue para Arouca. Depois de uma descida longa chega-se a Arouca (km 52), a uma rotunda, sai-se na segunda saída para o centro de Arouca. 500m à frente corta-se para a direita em direção à Serra da Freita. Sobe-se 12km até ao ponto maisalto, junto às eolicas (km 65), quando aparece um entroncamento, corta-se à esquerda em direção a Detrelo da Malhada/Miradouro. O Abastecimento e ponto de retorno fica 1km à frente.
O regresso é feito pela mesma estrada, em direção a Arouca. No final da descida aparece um entroncamento (km 80), corta-se à esquerda e na rotunda sai-se na primeira saída em direção a Castelo de Paiva. Segue-se sempre pela estrada até a uma rotunda (km 102,5), às portas de Castelo de Paiva. Sai-se na terceira saída, para Cinfães/Entre-os-Rios/Gaia/Feira e 1km à frente corta-se à direita para Cinfães/Clo Paiva/Entre-os-Rios/Penafiel. Anda-se mais 1km até nova rotunda, saindo na 2 saída para Porto/Entre-os-Rios/Penafiel/Cinfães. Aparece a terceira rotunda da zona, e sai-se na segunda saída para Porto/Entre-os-Rios/Penafiel. Agora desce-se até ao Douro, havendo um último corte à esquerda antes do rio (km 112), para Porto/Entre-os-Rios. Atravessa-se o rio e na rotunda (km 113) segue-se em direção ao Porto, para ocidente. O ciclismo termina no km 120, em Sebolido.
Os tracks serão disponibilizados a todos os atletas, para que os possam instalar nos dispositivos e se puderem os possam testar. Além dos tracks de GPS, será disponibilizado uma breve descrição dos pontos de mudança de estradas.

Swimming - Spirit Xtreme Triathlon
 
Swimming - Spirit Xtreme Triathlon

Corrida

Percurso de 19km - 1000m desnível positivo

A corrida é feita em trilhos de trail, nas encostas da Serra da Boneca, num percurso existente, o PR5, que se encontra marcado com os símbolos normalmente usados neste tipo depercursos pedestres.
Além das marcações oficiais do percurso, a organização irá colocar sinalização própria, de forma a facilitar a avegação aos atletas.
O percurso será contituído por duas voltas em forma de 8, com o centro desde 8 a ser o inicio, abastecimento e final da corrida.
A corrida inicia em direção ao Rio, pela percurso da esquerda. chegam ao abastecimento e começam a subir por uma estrada em paralelo, comum à subida e descida. Cerca de 500m ha uma bifurcação e tem de se seguir pelo percurso da esquerda, que leva os atletas até ao topo da serra, junto às eólicas, regressando pelo trilho da direita.
Os atletas terão de fazer a primeira volta do percurso num sentido e na segunda o sentido inverte, de forma a obrigar os atletas a cruzarem os atletas que correm em sentido contrário.
Assim, a segunda volta inicia também em direção ao rio, mas pelo trilo da direita. na subita tem de se seguir pelo trilho da direita, em direção ao baloiço.
A corrida é feita em trail e tem uma extensão de 19km, com 1000m de acumulado positivo.