Ladies & Gentlemen Club
Guia de Estilo

Rui Pedro Spirit of 78 Triathlon

Bigode

Obrigatório para todos os atletas.

O minimo que um atleta pode fazer é apresentar-se no Spirit of 78 Triathlon com o seu melhor bigode. O estilo fica à sua escolha, podendo ser o bigode comum, o classico, o mexicano, o mosqueteiro ou o francês, e quanto mais próximo do utilizado nos anos setenta, melhor.

Barba

Levar o estilo um pouco mais à frente.

Uma alternativa ao bigode, é deixar crescer a barba. Aqui, também fica ao critério do atleta a escolha da barba que melhor se adequa à sua fisionomia. Podem ser apenas umas suiças mais compridas ou um mosquete a acompanhar o bigode, pode ser barba cheia ou barba à lenhador.

Pedro Conceição Spirit of 78 Triathlon
Rui Pedro Spirit of 78 Triathlon

Bicicleta de Aço

O ideal são as bicicletas dos anos setenta e oitenta.

Aconselha-se a utilização de bicicletas anteriores a 1999, normalmente com quadro de aço, com os cabos dos travões a passar por fora das fitas do guiador. Podem entretanto ser utilizadas bicicletas de alumínio dessa altura. Os pedais se forem de fitas ou pedais de encaixe da época, melhor.

Sunga

Sunga, slip, speedo, .

Esta é uma peça de vestuário que é obrigatória para quem quer pertencer ao Ladies & Gentlemen Club. Em 1978 não havia trisuits e os atletas faziam a prova com equipamento que lhes permitia nadar confortavelmente. A Sunga era o calção de eleição na natação e era com ele que se faziam as restantes modalidades. O truque no ciclismo, usar bastante vaselina.

Pedro Conceição Spirit of 78 Triathlon
Rui Pedro Spirit of 78 Triathlon

Top

De alças, de preferencia acima do umbigo.

Tal como a Sunga, o Top é essencial para ser membro do Ladies & Gentlemen Club. No Havai o calor é uma constante, ao usarem um top sem mangas e curto conseguiam manter o corpo mais fresco durante a prova. Em Outubro no Porto o calor ainda sefaz sentir, pelo que esta peça de vestuário ajuda todos os que optarem por a usar.

Sapatilhas da Época

Como nos anos 70 com pouco amortecimento.

As sapatilhas da época são apenas uma opção, na altura estas não têm o amortecimento que têm as actuais. A sua utilização deverá ser feita apenas por que tem por habito treinar com sapatilhas sem amortecimento ou sapatilhas barefoot. As Sapatilhas com placa de carbono são factor de exclusão do Ladies & Gentlemen Club, mesmo com todos os requisitos preenchidos.

Pedro Conceição Spirit of 78 Triathlon
Rui Pedro Spirit of 78 Triathlon

Mudanças no Quadro

Obrigam a tirar as mão do guiador e a desviar a atenção na estrada.

Só em meados dos anos 90 é que foram introduzidas os sistemas de mudança no guiador, até aí estes estavam localizados no quadro, colocando uma dificuldade extra aos ciclistas, obrigando-os a ter de tirar as mão do guiador e desviar a tenção para o quadro. É um requisito nas bicicletas da época.

Cassete compacta de 5v

Vamos ver quem é duro para aceitar o desafio.

Nos anos 70 poucas eram as bicicletas com cassetes com mais de 5 mudanças sem serem compactas. Por isso este é mais um requisito para quem se quiser apresentar em prova o mais fiel possível aos heróis de 1978. Não havendo praticamente subidas pronunciadas, a suautilização não trará mais dificuldade à prova.

Pedro Conceição Spirit of 78 Triathlon
Rui Pedro Spirit of 78 Triathlon

Alimentação

Quando ainda não se pensava muito que a alimentação era um fator decisivo para se completar a distância.

Este é um ponto que poderá ser um pouco contorvérsio. Nos anos 70 não havia geis, isotonicos nem barras energeticas, os atletas alimentavam-se com comida do dia a dia. No Spirit of 78 foram poucos os atletas a optar por esta solução. Se o pretenderem fazer falem com um nutricionista e treinem bastante a alimentação.