Informações sobre o Spirit of 78

Regras

O evento terá lugar no dia 5 de Outubro de 2024, na marginal do rio Douro, entre os concelhos do Porto e Gondomar, na zona compreendida entre o Freixo e a barragem de Crestuma. O local de partida, meta e parques de transição serão no Freixo – Porto.

O conceito deste evento visa homenagear o espírito dos primeiros participantes numa prova de triatlo, realizada no Hawai, em 1978, segundo três princípios:
I. preservar as caraterísticas de um evento espontâneo;
II. ter condições de competição similares às de 1978 (natação com supervisão de amigos em embarcações próprias, com trânsito aberto e obrigatoriedade e cumprir as regras de trânsito);
III. criar uma envolvente ao evento que proporcione condições de festa, se fomente um espírito de amizade e companheirismo ligado ao desporto.

Não será cobrado qualquer valor de inscrição. Esta situação faz com que seja necessário que os organizadores, participantes e acompanhantes tenham que ser capazes de providenciar as condições logísticas necessárias para a realização de um evento com estas caraterísticas. Tal como aconteceu em 1978, o orçamento deste evento terá de ser zero.
Existem algumas entidades que apoiam e ajudam na organização do evento, tal como a disponibilização do espaço para o parque de transição, oferta de ponto de luz, oferta de balneario para banhos, ou oferta de alimentação aos voluntários.

Por questões logísticas, de segurança, e porque se pretende preservar o espírito de 1978, estabeleceu-se 80 como o número máximo de participantes no evento. Estando as inscrições distribuídas da seguinte maneira:
• 75 vagas distribuídas entre os finishers das edições anteriores e sorteadas entre as restantes inscrições;
• 5 vagas escolhidas pela organização em função das motivações.
Os atletas que completaram pelo menos uma edição anterior do Spirit of 78 Triathlon tem a sua inscrição garantida.

As inscrições terão de ser efetuadas entre 1 de Fevereiro e o dia 31 de Maio de 2024.
Todas as inscrições recebidas depois de 31 de Maio não serão consideradas.
O sorteio dos atletas para atribuir as vagas disponíveis, será efetuada no dia 1 de Junho de 2024.
A divulgação da Start List do evento será feita no dia 1 de Junho de 2024.
As inscrições são pessoais e intransmissíveis a terceiros.

Os números dos dorsais são atribuídos aleatoriamente, sendo previamente associado a cada número o nome de uma personalidade que se tenha destacado no mundo da distância Ironman.
Os dorsais atribuídos (número e atleta homenageado) serão vitalícios para todos os atletas finishers do Spirit of 78 Triathlon, não podendo ser mais utilizado por outro atleta. Assim, todos os atletas que concluam o evento, passarão a ter o direito de utilizar esse dorsal em edições futuras, em que se consigam inscrever.

Para que o evento decorra da melhor forma possível, serão necessários voluntários para ajudar nas diversas tarefas de apoio aos atletas.
É da responsabilidade dos atletas que vão participar, assegurar que há pessoas para as diversas funções de apoio ao evento (acompanhamento na água, equipa de emergência, fotografia, transporte, etc.)
Os voluntários serão orientados pela equipa coordenadora.

Haverá dois parques de transição: o PRIMEIRO (PT1) estará localizado nas traseiras do Palácio do Freixo e o SEGUNDO (PT2) na entrada do parque de estacionamento da Marina do Freixo.
PT1 - Ficará situado junto à saída da água, junto ao muro do Palácio do Freixo.
PT2 - Ficará situado junto ao único ponto de abastecimento, na entrada do parque de estacionamento da Marina do Freixo.
No PT2, as bicicletas, mal sejam entregues são guardadas em local seguro.

Para facilitar a logística e de forma a não dispersar todos os que estejam a ajudar no evento, apenas haverá um posto de abastecimento, situado na entrada da Marina do Freixo, no local do PT2.
No ciclismo, o abastecimento é feito de 30 em 30kms.
Na corrida, o abastecimento fica a meio do circuito de 7km, tendo os atletas, por isso, abastecimento a cada 3,5km.
Cada atleta é responsável por ter uma equipa de suporte, com a qual terá de coordenar os seus próprios abastecimentos.
Desta forma, os acompanhantes, voluntários, familiares e público estarão concentrados num único local, sendo por excelência o espaço onde decorrerá a festa que se pretende que seja este evento.
Os abastecimentos de cada atleta têm de ser providenciados pelo próprio.

Neoprene – por questões de segurança, será recomendada a utilização de neoprene a todos os participantes.
Drafting – não é permitido andar na roda.
Zonas limpas – o único local em que é permitido largar bidons, invólucros de barras energéticas, invólucros de gel energético ou outro lixo, é o espaço que vai entre 100 mts antes e depois do abastecimento. É da responsabilidade das equipas de apoio dos atletas a recolha desse lixo.
Final - a festa deve decorrer até que o último atleta chegue à META. Todos (atletas e voluntários) deverão esperar pelo último atleta para que se possa começar a pensar no momento de descanso.
Multas - é da responsabilidade dos atletas e suas equipas fornecer a alimentação e hidratação aos voluntários. Poderá ser na forma de comida ou bebida, ou então através da contribuição financeira para se adquirir essa alimentação.